O que são

Os Petrolatos são elementos derivados do petróleo, que também são conhecidos como vaselina, óleo mineral ou parafina líquida. Estão presentes na maioria dos produtos para o cabelo e costumam ser utilizados em hidratantes corporais.

Por conta de sua composição oleosa, é um componente que não se dissolve em água. Isso faz com que ele se acumule no cabelo, podendo formar uma película impermeável e impedindo que outras substâncias acessem os fios. Com o tempo deixa seus cachos e crespos pesados, sem brilho e sem vida.

Como afetam sua saúde

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), os petrolatos são substâncias que podem causar câncer ao serem utilizados com frequência e em grande quantidade.

Como afetam o meio ambiente

Os componentes utilizados em produtos como o shampoo e condicionador não terminam após a lavagem. Eles escorrem pelo ralo, percorrem o esgoto e chegam até os rios e corpos d’água ocasionando a eutrofização, ou seja, o aumento da matéria orgânica na superfície. Isso pode criar um bloqueio solar na água, prejudicando o processo natural da fauna e ajudando na destruição da biodiversidade.

O que são

Os Sulfatos são substâncias químicas que atuam como uma espécie de detergente, ou seja, têm uma função desengordurante. Além dessa característica, empresas costumam usar os sulfatos para proporcionar espuma durante a lavagem do cabelo. Por serem de baixo custo, são largamente utilizados nos produtos.

Como afetam seus cabelos

Ao atuar ajudando na limpeza do cabelo e a desengordurá-lo, os sulfatos acabam abrindo em excesso as escamas dos fios. Então, além de remover a sujeira, também pode retirar a hidratação dos cabelos, causando ressecamento. O efeito de ressecamento pode ser potencializado ainda mais nos cabelos cacheados, com química e tingidos.

Como afetam sua saúde

Bem como os petrolatos, os sulfatos são considerados, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), substâncias que podem causar câncer ao serem utilizados com frequência e em grande quantidade.

Como afetam o meio ambiente

Após a lavagem, os componentes utilizados em produtos como o shampoo e condicionador não terminam. Eles escorrem pelo ralo, percorrem o esgoto e chegam até os rios e corpos d’água. De acordo com estudos, o maior problema é que eles podem não ser biodegradáveis, então apresentam potenciais riscos à biodiversidade.

O que são

Conservantes sintéticos que têm uma Com uma função antimicrobiana, antibacteriana e antifúngica, os conservantes sintéticos, ajudam a proteger o produto contra microrganismos. Por serem extremamente baratos, são largamente utilizados em cosméticos, produtos farmacêuticos e até mesmo alimentos.

Como afetam sua saúde

Os parabenos têm potencial risco de causar câncer de mama, de acordo com estudos científicos. Eles possuem atividade estrogênica, podendo causar desestabilidade hormonal. Além disso, também podem se acumular na pele promovendo envelhecimento cutâneo.

Como afetam o meio ambiente

Os componentes utilizados em produtos como o shampoo e condicionador não terminam após a lavagem. Eles escorrem pelo ralo, percorrem o esgoto e chegam até os rios e corpos d’água. De acordo com estudos, o maior problema é que eles podem não ser biodegradáveis, então apresentam potenciais riscos à biodiversidade.

O que são

Partículas de tamanhos nanométricas criadas em laboratório.

Como afetam sua saúde

São mais fáceis de penetrarem no organismo humano por serem nanopartículas. Dependendo do elemento criado em nanopartícula, pode ser perigoso.

Como afetam o meio ambiente

Os componentes utilizados em produtos como o shampoo e condicionador não terminam após a lavagem. Eles escorrem pelo ralo, percorrem o esgoto e chegam até os rios e corpos d’água. Assim, eles podem causar potenciais danos à biodiversidade, principalmente à microflora dos animais aquáticos.

O que significa 

Todas as matérias-primas são de origem vegetal ou sintética. Isso significa que, para ter o produto final, nenhum animal foi sacrificado.

Por quê é importante

Porque é uma forma de incentivar a consciência do bem-estar coletivo, respeitando o meio ambiente e a vida dos animais.

O que significa 

Os produtos FREE FROM não são testados em animais. Ser FREE FROM é ser livre de crueldade, é ser um produto amigo dos animais. Por quê é importante

Porque é uma forma de incentivar a consciência do bem-estar coletivo, respeitando o meio ambiente e a vida dos animais.

O que significa 

As matérias-primas dos produtos FREE FROM são escolhidas também pela forma como são feitas e desenvolvidas. Somente as que não foram geneticamente modificadas são utilizadas, tornando os produtos com o selo FREE FROM também livre de transgênicos.

Como afetam sua saúde

De acordo com pesquisas, produtos transgênicos podem estar relacionados ao aumento de reações alérgicas.

Como afetam o meio ambiente

O cultivo de plantas transgênicas pode matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.

O que significa 

Para ter o selo FREE FROM os produtos não podem utilizar silicone em sua composição.

Como afetam seus cabelos

Em contato com os fios, o silicone pode acumular-se conforme o uso. Em pouco tempo esse processo acarreta oleosidade e deixa o cabelo mais pesado. Além disso, também pode gerar irritação no couro cabeludo.

Como afetam sua saúde

Estuda-se o potencial papel do silicone em algumas doenças.

Como afetam o meio ambiente

Como são insolúveis em água, quando o silicone chega aos corpos d’água ele não se mistura, o que pode provocar alteração na biodiversidade e ser um potencial risco à vida dos animais aquáticos.

O que significa 

Para ter o selo FREE FROM os produtos não podem utilizar cloreto de sódio [sal de cozinha] em sua composição.

Como afetam seus cabelos

A exclusão do cloreto de sódio [sal] proporciona menos agressão aos cabelos, pois eles são micro cristais que podem provocar o ressecamento dos fios.

Como afetam o meio ambiente

O uso desordenado e desmedido no solo e na água pode causar impactos ao meio ambiente.

O que significa

Além de não possuir formol, um produto FREE FROM também não leva em sua composição elementos liberadores de formol.

Como afetam seus cabelos

O formol tem uma ação de selagem das cutículas, principalmente às que estão abertas por alguma química recente. Isso pode enrijecer os fios, retirando sua água e gordura, que têm a função de hidratar e lubrificar os frios.

Como afetam sua saúde

O formol é considerado cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Como afetam o meio ambiente

O formol pode ser prejudicial à vida aquática e aos outros animais

Open chat
Powered by